Egbé realiza Caminhada Preta no próximo dia 27 de março.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Com a intenção de resgatar a história preta do povo aracajuano, a EGBE – Mostra de Cinema Negro realizará no próximo dia 27 de março a 1ª Caminhada Preta em parceria com a Circular Black.

O roteiro promete tornar conhecidas narrativas que não foram contadas e que foram intencionalmente invisibilizadas pela história oficial, a partir da caminhada por bairros que possuem a marca forte do povo negro desta capital. A proposta é olhar para a cidade de Aracaju a partir da perspectiva do olhar negro.

Para Osvaldo Ferreira Neto, historiador que conduzirá a caminhada ao lado do guia de turismo Elias Ramos, ainda é preciso conhecer melhor a história preta da capital sergipana, e a caminhada será a oportunidade do público.

“Observar a história que não está nos livros, a história que não é oficial. A comunidade preta foi muito invisibilizada, foi esquecida ao longo da história, mas ela tem a maior contribuição para a formação da cidade de Aracaju, para com o crescimento da cidade, junto aos bairros, junto às comunidades, junto às manifestações culturais. O que seria do São João de Aracaju sem a comunidade negra? O carnaval? Os times de futebol? As fábricas? Então, a gente tem que conhecer onde morava essa população, onde viviam trabalhavam, produziam e festejavam. É importante saber a história da comunidade negra da nossa capital.”

A Mostra é realizada há 7 anos e retorna em 2022 com as atividades presenciais após 2 anos de pandemia da Covid-19 no formato online. Para o produtor executivo do evento, João Brazil, a Caminhada Preta é uma novidade importante, de modo que fortalece a intenção da mostra de valorizar a cultura negra sergipana.

“A caminhada para a EGBÉ é importante para que possa ser divulgado esse roteiro turístico da cidade de Aracaju e poder conta uma história que poucos aracajuanos e sergipanos conhecem. A expectativa da mostra é que o público possa adquirir e valorizar um conhecimento histórico da cidade de Aracaju que foi e continua sendo invisibilizado. Portanto, estamos gratos em desenvolver a Caminha Preta em parceria com a Circular Black e que esse roteiro seja consolidado ao público Sergipano e fora do estado”, disse.

A 1ª Caminhada Preta da EGBÉ acontecerá no dia 27 de março a partir das 14h e contará com um ônibus para fazer o transporte do público. O roteiro seguirá por alguns bairros da cidade como Cirurgia, Siqueira Campos e Centro. As vagas são limitadas e para se inscrever os interessados devem acessar o formulário, preencher e pagar a taxa de inscrição.