A Egbé Mostra de Cinema Negro participou da Mostra Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba – MIMB, realizada anualmente, em duas ações. Além de ter realizado uma curadoria convidada que integrou as Sessões Doc.A e Masculinidades Negras, levando filmes como “O ano em que a onça descansou de Yersia Assis e “Ewe de Ossayn – o segredo das folhas” de Pamela Peregrino, A Egbé também marcou presença no Mercamimb, tendo Luciana Oliveira, diretora geral da Egbé, como uma das consultoras, auxiliando projetos inscritos nas ações de Pitching e Rodadas de negócios com players como Warner Bros. Discovery, Estúdios Globo, Globoplay, Conspiração, Fistaile, Punk Hazard Studios, Projeto Paradiso e DocA (Documentary África). A Mimb ocorreu entre os dias 8 e 27 de abril.
No processo de curadoria, Luciana Oliveira e João Brazil, produtor executivo da Egbé, foram guiados pela proposta da Mimb em 2024 “Cinemas em Movimento – Memória nas telas”, que buscou reunir filmes dirigidos por mulheres negras valorizando a memória afrodiásporica em suas diferentes perspectivas. “Estive presente no debate após sessão da exibição do filme ‘O ano que a onça descansou’ com a diretora Yersia Assis, foi uma oportunidade de interagir com o público da Mimb, compartilhar sobre a curadoria e ouvir a diretora trocar com o público a experiência de fazer esse filme tão importante”, ressaltou Luciana Oliveira.
Luciana ressalta, ainda, que estamos em um novo momento mercado do audiovisual brasileiro, em que grandes empresas estão interessadas em narrativas ainda não contadas, narrativas negras. “Ter criado conexões com players, com realizadores, roteiristas, diretores, que estão nesse circuito foi muito bom, e acredito que as conexões criadas podem render parcerias interessantes no futuro”, destaca.
Tendo participado pela primeira vez como consultora de projetos em uma ação de mercado, Luciana reflete que a experiência foi para além disso. “Foi muito especial estar com a Mimb, uma mostra que tanto eu quanto Daiane Rosário, idealizadora da Mimb, consideramos irmãs.” Recentemente, Luciana participou da primeira turma do programa Narrativas Negras Não Contadas da Warner Bros e, para ela, o timing da ação não poderia ter sido melhor. “Pude ajudar as diretoras dos projetos que orientei com o que adquiri de conhecimento nesse processo recente”, finaliza.