Estão abertas as inscrições para a Egbé Mostra de Cinema Negro 2023

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Para a oitava edição da mostra, as inscrições devem ser feitas até o dia 16 de dezembro

Realizada desde 2016, em Sergipe, a Egbé Mostra de Cinema Negro vem se destacando no Nordeste, abrindo caminho para que outras mostras importantes do nicho fossem criadas em diversos estados da região. Em 2021, devido a pandemia da Covid-19, a Egbé atravessou fronteiras por ter sido realizada on-line, assumindo um caráter não apenas nacional, mas também internacional. Já em 2023, o evento volta a ser realizado de forma presencial, com algumas ações on-line.

Diante dessa nova realidade pós isolamento social, a Egbé Mostra de Cinema Negro anuncia a abertura de inscrições de filmes para a sua oitava edição que começou no dia 4 de novembro e se estende até o dia 16 de dezembro. Realizadores negros do Brasil e de outros países devem acessar o link disponível nas nossas redes sociais e, também, no portal: https://egbecinemanegro.com.br/.

João Brazil, produtor executivo da mostra, espera uma maior diversidade de obras em 2023 por conta, principalmente, da criação da Lei Aldir Blanc. “A lei descentralizou recursos, então esperamos filmes de todas as regiões do país”, afirma. João Brazil também destaca outro ponto importante da oitava edição: “Como voltaremos ao formato presencial, esse vai ser um evento de retomada, no sentido de a gente se aquilombar de novo, se reencontrar com o nosso público e o público se reencontrar de novo dentro das salas de cinema na Egbé.”, reitera.

Assim como em edições anteriores, quem está à frente da coordenação de curadoria é Jéssica Maria Araújo acompanhando e dando suporte aos seguintes curadores convidados: Elisa Lemos, atriz e jornalista sergipana; Joyce Vieira, produtora executiva e diretora; e Clébson Francisco, artista visual e co-criador da Mostra Negritude Infinita do Ceará. “Renovamos novamente a curadoria, na intenção de trazer novos olhares e promover experiências diversas dos filmes que recebemos anualmente. Os trabalhos já começaram e daqui para o início do ano que vem já teremos uma seleção.”, ressalta Luciana Oliveira, coordenadora geral da Egbé.

Além das exibições, a Egbé Mostra de Cinema Negro trará a tradicional Feira do Mangaio, oferecerá cursos de formação, realizará shows musicais, e, também, exibições online no nosso portal.